Está em operação a rede credenciada da concessionária para o pagamento presencial da tarifa do free flow para os motoristas que não possuem a TAG (etiqueta eletrônica) instalada no veículo. Nesse momento, os pagamentos são feitos em três estabelecimentos nas cidades de Paraty Mangaratiba e Itaguaí, no Rio de Janeiro.
O débito poderá ser pago nos estabelecimentos abaixo, de segunda a segunda, 24h, em dinheiro e cartão de débito.
- Posto Velamar: km 533,8 da pista sentido São Paulo, em Paraty (RJ).
- Hotel Porto de Itacuruçá: Avenida Barão Drubscky s/nº
- Lote 02, em Mangaratiba (RJ)
Além da rede credenciada, o cliente que não TAG pode realizar o autopagamento via WhatsApp, Site e APP – CCR RioSP em até 30 dias corridos após a passagem pelo pórtico de cobrança. Outras formas de pagamento, como e cupom DBtrans, podem ser consultados no site do free flow.
Outra opção de pagamento são os totens de autoatendimento instalados em cinco bases da concessionária na rodovia Rio-Santos. A concessionária instalou os totens para o pagamento dos débitos do free flow nas bases da concessionária em Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba. Para realizar a consulta, basta digitar a placa do veículo e realizar o pagamento
via PIX ou cartão de crédito e de débito. Os totens estão localizados nos seguintes quilômetros:
- Ubatuba – km 31,80 – sentido Rio de Janeiro;
- Paraty – km 580 – sentido Rio de Janeiro;
- Angra dos Reis – km 528 – sentido Rio de Janeiro;
- Angra dos Reis – km 471,45 – sentido Rio de Janeiro;
- Mangaratiba – km 417,40 – sentido Rio de Janeiro.
Vale lembrar que o motorista com etiqueta eletrônica instalada no veículo deve consultar o débito com o serviço de atendimento da operadora contratada.
O não pagamento da tarifa no prazo estabelecido está sujeito a multa de trânsito no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira (Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro), além de encargos moratórios pelo atraso.